Tecnologias

Diagnóstico microbiológico digital

Métodos tradicionais de microbiologia possuem a capacidade de identificar um micro-organismo por vez (em diferentes níveis taxonômicos), utilizando etapas de cultura. O DMD, Diagnóstico Microbiológico Digital, foi desenvolvido com o objetivo de romper esse paradigma, identificando os micro-organismos diretamente da amostra por meio de seu DNA, sem a necessidade de etapa de cultura. O DNA é o material genético que define o indivíduo, e quando analisado de forma comparativa, permite a identificação desse indivíduo em diferentes níveis. O DMD tem como princípio a utilização de marcadores genéticos para a identificação de micro-organismos, utilizando como base as novas tecnologias de sequenciamento de DNA em larga escala. Este pipeline tecnológico possui duas etapas principais: i. A etapa laboratorial que compreende a purificação e extração do DNA, preparo molecular da amostra e sequenciamento do DNA; e; ii) As etapas computacionais que consistem em análises de bioinformática e a implementação dos dados na plataforma de visualização. 

  • DMD | Microbioma: Pipeline para identificação e quantificação de fungos, bactérias e protozoários;
  • DMD | Resistoma: Pipeline para identificação de genes de resistência aos antibióticos;
  • DMD | Viroma: Pipeline para identificação e quantificação de vírus;
  • DMD | hMLST: Pipeline para análise de grupo clonal de bactérias, utilizando os esquemas de genes internacionalmente padronizados;
  • DMD | SalmonellaID: Pipeline para a identificação de sorovariedades e análise de grupo clonal de Salmonella.
  • DMD | ViableCellsID: Pipeline de identificação apenas do DNA oriundo de células viáveis.

Neobiome

A plataforma Neobiome é uma software desenvolvido pela Neoprospecta que funciona como uma interface analítica para os resultados do diagnóstico microbiológico digital. Essa plataforma permite visualizar e analisar os resultados de forma intuitiva, através de ferramentas inovadoras como o perfil microbiológico, perfil genético e o mapa de risco.

Mapa de Risco

Por meio de um algoritmo que calcula padrões de riscos, esta ferramenta indica visualmente, em uma planta baixa, os padrões de contaminações microbiológicos.

Perfil Microbiológico

Permite visualizar a composição e relações quantitativas dos micro-organismos identificados.

Perfil Genético

Esta ferramenta permite traçar as possíveis rotas de contaminações ao agrupar todas as sequências de DNA idênticas geneticamente e mostrar em quais amostras este “grupo” estava presente.

Genoma Completo

Pipeline completamente automatizado de montagem, anotação e SNP calling. Esse pipeline permite uma rápida caracterização de acordo com o NCBI Prokaryotic Genome Annotation Standards.

NEORefDB

O NEORefDB é um banco de dados proprietário da Neoprospecta com uma grande acurácia para os marcadores de 16S (bactérias), 18S (protozoários), ITS (Fungos), Genes de Resistência aos Antibióticos e vírus (primers específicos). Esse banco é a base de referência utilizada nos pipelines do diagnóstico microbiológico digital.

XGene

Uma das especialidades da Neoprospecta é o desenvolvimento de kits para diagnóstico rápido por qPCR. Com essa especialidade, surgiu o XGene, uma linha de kits de diagnóstico rápido para identificação de micro-organismos e resistência antimicrobiana, voltado para diferentes segmentos, como:

RGene

Linha de kits para o diagnóstico de resistência antimicrobiana.

FGene

Linha de kits para o diagnóstico de bactérias para indústria de alimentos.

VGene

Linha de Kits para o diagnóstico de viroses.

Hands Tracker

A Higienização das mãos é um dos principais fatores para redução de contaminações microbiológicas e surtos de infecções hospitalares. Com a recorrente solicitação dos clientes e parceiros, a Neoprospecta resolveu desenvolver uma abordagem revolucionária para resolver esse problema. Utilizando como premissas a precisão na identificação do indivíduo e a não interferência na rotina dos profissionais de saúde, a Neoprospecta, em parceria com o SENAI/SC, desenvolveu uma tecnologia que identifica se um indivíduo higienizou as mãos, utilizando reconhecimento do padrão de veias da palma da mão. Este módulo funcionará em qualquer dispensador automático, permitindo sua implementação com um baixo custo de investimento, ao mesmo tempo que não terá nenhuma interferência na rotina dos profissionais. Essa tecnologia poderá ser aplicada em hospitais, clínicas, indústria de alimentos, serviços de alimentação e outras instituições onde a higienização das mãos é crítica para a qualidade de suas atividades.

Neoprospecta 2016. Todos os direitos reservados.

www.neoprospecta.com